11 jul

Saiba por que você sempre deve investir em peças originais

Na hora de procurar por uma peça que substitua outra já desgastada, quanto mais barato, melhor, certo? Basta procurar por alguém que venda uma peça similar, com o melhor preço e pronto! 

O problema foi resolvido e você não teve que se preocupar com a procedência e nem quis saber se o produto é original ou falsificado. Até porque o importante é pagar mais barato, não é mesmo? 

Porém, saiba que este pensamento é completamente errado e pode prejudicar toda a sua produção. É importante destacar que peças originais sãoinfinitamente superiores, e contar com elas em sua máquina é indispensável.

A principal dica, portanto, é contar com fornecedores confiáveis. Via de regra, o fornecedor da sua máquina é a maior autoridade no que diz respeito às peças para ela. Ele é quem, de fato, possui conhecimento e sabe a gigante diferença que uma pequena variação de medida em um componente pode fazer.

Não é incomum que vidraceiros fiquem tentados a comprar peças que não sejam originais. Afinal de contas, elas estão no mercado, e o preço realmente é mais atrativo — uma peça original chega a custar 10x mais que uma falsificada. Contudo, o investimento inicial menor é a única diferença positiva. A longo prazo, a história muda…

 

A diferença entre peças originais e falsificadas — alguns exemplos

Para que você entenda melhor como a utilização de peças com somente uma especificação fora do exigido por sua máquina já pode fazer toda a diferença, a Vidramaq preparou alguns exemplos práticos. Vale lembrar que, como citamos acima, essas diferenças são sentidas com o tempo, seja com um desgaste maior do equipamento ou com peças de vidro que começam a apresentar resultados indesejados. Saiba mais com os exemplos abaixo:

 

Pinças para biseladoras

Começamos com as pinças, peças fundamentais para o apoio de vidros em uma biseladora. Você sabe mensurar a dureza de uma pinça? A dureza correta, de acordo com os números especificados pelo fabricante da máquina, é essencial para manter a performance ao longo do tempo.

Caso a dureza da parte de borracha de uma pinça for diferente do que exige o fornecedor, o uso repetido fará com que o material fique com fissuras, prejudicando o resultado do bisotê.

Como falamos anteriormente, não é fácil medir a dureza de uma destas peças. Portanto, o seguro e recomendado é comprá-la com o fornecedor da sua máquina. Você já sabe: é ele quem possui o conhecimento e sabe o melhor para você, seu equipamento e sua produção.

 

Escova de nylon para biseladoras

Nosso segundo exemplo são as escovas de nylon. Para quem não sabe, estas peças são as responsáveis pelo isolamento do tanque e também as que, consequentemente, evitam que a água transborde para fora dele.

Neste caso os perigos são ainda maiores, pois as variações entre peças podem ser as mais diversas. Existem escovas com cerdas de outros materiais que não o nylon; escovas com cerdas de diâmetros diferentes; escovas de densidades diferentes; escovas de alturas diferentes, entre outros. 

Basicamente, escovas podem ser completamente distintas, o que oferece um risco enorme caso a escova correta não seja utilizada.

Como consequência do uso indevido, como uma escova de altura maior que o exigido pela máquina, por exemplo, a peça pode colidir com a parte rotativa dos rebolos, fazendo com que a biseladora perca a capacidade de produzir peças menores. 

Tome como exemplo: em uma máquina desenvolvida para uma determinada escova com suporte de altura de 5mm, este é o tamanho que deve ser utilizado. Se, em seu lugar, a escova é substituída por uma de 10mm, pode haver redução ou limitação da capacidade da máquina de produzir vidros menores. Ao invés de produzir peças de até 3cm (tamanho original), ela pode passar a produzir somente até 7cm. 

Assim como as pinças (e todas as outras peças de uma máquina), as escovas devem ser peças originais, preferencialmente do mesmo fornecedor da sua biseladora ou qualquer outro equipamento.

 

 

Viu como peças originais realmente são indispensáveis? Mesmo que elas sejam mais caras a princípio, é a longo prazo que seu preço se justifica, mantendo a qualidade e dispensando a necessidade de parar a produção para manutenções que poderiam ser evitadas.

Procurando por peças originais e de qualidade? Então conheça o catálogo da Vidramaq! Além de máquinas para beneficiamento de vidros diferenciadas, nós contamos com uma extensa gama de opções de peças originais. Acesse e conheça agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL